Compulsão por jogos eletrônicos pode gerar ansiedade e isolamento
Veja endereços de centros especializados em atendimento psicológico.
Melhor forma de evitar problema é o apoio da família, diz médico.
Mudança no comportamento, ansiedade, isolamento e até comprometimento da relação familiar podem revelar sintomas de um grave problema: a compulsão por jogos eletrônicos. Segundo o psiquiatra Fábio Barbirato, da Santa Casa de Misericódia, a maioria dos casos não chega ser uma compulsão patológica, mas sim um problema de falta de limites e controle.
A solução, em geral, cabe aos pais, principalmente quando se trata de crianças e jovens. Para o psiquiatra, o indivíduo que fica viciado em jogos eletrônicos normalmente já tem uma pré-disposição a isso. Segundo ele, o importante é observar quando o jogo passa a ser compulsivo, sendo comparado até mesmo ao vício por álcool ou drogas.
A melhor forma de se evitar o problema é o apoio e a observação da família. Para casos mais complexos, Fábio Barbirato orienta o apoio de um especialista e até mesmo o tratamento com medicamentos. Abaixo, segue uma lista de unidades especializadas em atendimento psicológico no Rio, segundo a Secretaria municipal de Saúde.
Quem não estiver perto de um desses centros, pode ir a qualquer posto de saúde para ter orientação ou encaminhamento à uma unidade com serviço psicológico/psiquiátrico. É só ligar para o Telessaúde para pegar os endereços das unidades: 3523-4025.
FONTE:http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/05/compulsao-por-jogos-eletronicos-pode-gerar-ansiedade-e-isolamento.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário